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No ano da Alemanha no Brasil, Editora Cultrix publica História da Alemanha Moderna
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Da era Napoleônica aos dias de hoje, obra retrata um povo que, amadurecido a partir de eventos históricos dramáticos, revela importantes lições que os levaram a ocupar o posto da 4º potência econômica do mundo moderno. |
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A Editora Cultrix lança em junho História da Alemanha Moderna, do renomado historiador Martin Kitchen. O livro chega para marcar um ano repleto de eventos dedicados à comemoração de uma longa tradição de relações bilaterais entre os dois países.
Com os olhos voltados para o mundo de hoje, o autor retoma, na obra, os fatos que precedem a formação do moderno Estado Alemão, rememorando o impacto causado por Napoleão sobre a fragmentada Alemanha que, desde 1512, ostentava o título de Sacro Império Romano-Germânico, por sua constituição interna abarcar centenas de inexpressivos principados, ducados, cidades livres e estados eclesiásticos e aristocráticos. Apenas em 1871, com a Restauração e a Reforma do país, desenvolve-se uma consciência nacional e uma efetiva mudança social.
Já estabelecida como uma nação moderna, o autor aborda, em tom analítico e provocador, o tumultuado passado da Alemanha - a ascensão e a queda do Império Alemão, o colapso da efêmera República de Weimar, os doze anos do Terceiro Reich sob a ditadura de Hitler, a divisão da Alemanha após a Segunda Guerra Mundial, a Era Adenauer, o colapso da U. R. S. S, a queda do Muro de Berlim, a unificação das duas Alemanhas, desembocando no século XXI, sob o governo de Angela Merkel.
A história da República Democrática Alemã, ou Alemanha Oriental, durante a Guerra Fria, também é apresentada no livro em profundidade, com especial atenção à história regional, em um amplo contexto do desenvolvimento de uma sociedade industrial e pós-industrial.
História da Alemanha Moderna apresenta o retrato de uma sociedade madura, estendendo-se da história diplomática e política à história das mulheres, da sexualidade, dos judeus, da comida, da bebida e da moda, bem como descrevendo os padrões em constante transformação das classes sociais.
Mais do que munir o leitor de conhecimento sobre a história da Alemanha, o livro reconstrói dois séculos da história do mundo, uma vez que a Alemanha desempenha, no período, papel central na economia e na política internacional. Contribui ainda para pensar um futuro distante dos mitos, heróis e vilões de seu passado. Que a história não se repita como farsa.
Alemanha + Brasil 2013-2014 – Quando ideias se encontram
De maio de 2013 a maio de 2014 acontecem no Brasil inúmeros eventos com o foco temático “Como viveremos amanhã? – Inovação, sustentabilidade, urbanismo”. Neste evento nacional, representantes de todas as áreas (política, economia, cultura, educação, ciências e esportes) dos dois países parceiros comemoram um festival de idéias, em busca de respostas aos desafios do século XXI.
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Sobre o autor
Martin Kitchen é um historiador britânico-canadense, especializado em história europeia moderna, com ênfase na Alemanha. É professor emérito de história na Simon Fraser University, Canadá onde começou a lecionar em 1966. Foi professor no Cambridge Group for Population Studies (Universidade de Cambridge). Kitchen formou-se na Magdalen College, Oxford, e EscoladeEstudos Eslavos e do Leste Europeu da UCL (University of London). Ao longo de sua carreira, atuou em vários conselhos editoriais, como aInternational History Review, o Canadian Journal of History / Canadiennes Annales d'histoire e International Affairs. Kitchen é reconhecido internacionalmente pelos seus estudos em história comtemporânea e suas obras já foram traduzidas para o polonês, coreano, chinês, espanhol, alemão e português.
Ao longo de sua carreira, publicou mais de 30 artigos e 22 livros, entre os quais estão, Nazi Germany at War (1994), The Cambridge Illustrated History of Germany (1996), The German Offensives of 1918 (2001), The Third Reich: Charisma and Community (2008) e Rommel`s Desert War: Waging World War II in North Africa 1941-1943 (2009).
Sobre a Editora Cultrix
Fundada em 1956, a Editora Cultrix tem como objetivo lançar títulos voltados para a área de ciências sociais e humanas, especialmente literatura, linguística, sociologia, psicologia, administração e marketing. Hoje, figura entre as editoras que mais contribuem para o fortalecimento de uma cultura voltada à sustentabilidade.
A editora integra o Grupo Editorial Pensamento, nascido em 1907 e reconhecido pelo pioneirismo e inovação na seleção de temas e títulos para publicação.
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